top of page

DISCOGRAFIA

Extensa e diversa, com mais de 50 álbuns, a discografia de João Donato percorreu todos os suportes tecnológicos da indústria fonográfica: do disco de 78 rpm ao digital. Para visualizar a ficha técnica de todas as gravações do artista acesse as capas dos seus respectivos discos.

 

Consolidado como compositor, arranjador e pianista, Donato iniciou no acordeon e fez breves e belas passagens pelo trombone.

Sua primeira gravação como músico profissional foi em 1949, aos 15 anos, tocando acordeon no grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional. Neste ano gravou um 78 rpm com as faixas "Brejeiro", de Ernesto Nazareh, e "Feliz aniversário", de Altamiro e Ari Duarte.

Como líder de banda, o primeiro disco do grupo "Donato e seu Conjunto" foi gravado em 1953: um 78 rpm duplo contendo as faixas "Tenderly" (Walter Gross e Jack Lawrence) e "Invitation" (Bronislaw Kaper). Donato contava que para aprender a tocar "Invitation" teve que assistir ao filme homônimo uma dezena de vezes e mesmo assim teria inventado um trecho difícil da obra do polonês de quem virou fã.

O último álbum disco de João Donato foi "Serotonina", gravado em 2021 pelo selo Sete Mares, lançado em 2022 e vencedor do Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Música Popular Brasileira".

Inserir um título_edited.jpg

QUEM É QUEM

"Quem é Quem" é um dos discos mais incensados de João Donato. Marca o seu retorno ao Brasil, depois de uma carreira de 13 anos nos Estados Unidos, tocando e gravando com grandes nomes do jazz e do jazz latino. E é um divisor de águas na carreira do compositor, que até então só queria saber de música instrumental. No álbum, que saiu em 1973 pelo selo Odeon, Donato estreia como intérprete de suas obras letradas por nomes como Paulo César Pinheiro, Caetano Veloso, Lysias Enio, Marcos Valle e Geraldo Carneiro.

Instituto João Donato
bottom of page